CONDER e Polícia Militar fazem parceria em benefício do Pelourinho

Área de Atuação
Centro Antigo de Salvador
Por meio da Dihab, a companhia desenvolve ações de manutenção em todo o Centro Histórico.

Além de ser um bairro como qualquer outro da cidade, o Pelourinho no Centro Histórico de Salvador (CHS) é oficialmente um Patrimônio do Brasil (via IPHAN desde 1984) e um Patrimônio da Humanidade (via UNESCO desde 1985). Por isso, para que serviços públicos nesse bairro tão especial aconteçam com êxito e conforto para habitantes e turistas, é fundamental que existam parcerias entre as instâncias públicas. Uma delas acontece entre a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (CONDER) e o 18° Batalhão da Polícia Militar (BPM) da Bahia.

“Historicamente a PM tem parceria de mão dupla com a CONDER que nos auxilia na manutenção dos nossos imóveis-sede, enquanto atuamos na segurança estratégica do Centro Histórico”, explica o Tenente Coronel PM, César Albuquerque, Comandante do 18º BPM. Ele lembra a pintura na fachada do casarão estilo colonial, sede do 18º BPM, que fica na Rua do Bispo, nº33, onde foram feitos ainda vestiário e refeitório, tudo pela CONDER. “Também atendemos à CONDER quando necessário, como na obra do bairro do Santo Antônio, dentre outros”, completa o Comandante.

Manutenção e Pelas Ruas

A CONDER é uma empresa do Governo do Estado que coordena obras de mobilidade urbana, habitação, urbanismo e edificações. No Centro Antigo (CAS) da capital baiana a empresa mantém, através da sua Diretoria de Habitação e Urbanização Integrada (Dihab), um escritório que desenvolve ações de Manutenção no Centro Histórico e o projeto Pelas Ruas que requalifica calçadas e ruas, implantando sistemas de acessibilidade em 11 bairros da cidade, incluindo o Pelourinho, totalizando investimentos de R$ 124 milhões em sete anos de trabalho.

O mais recente beneficiamento foi na 1ª Companhia do 18° BPM sediada em um sobrado de dois andares na Rua Gregório de Mattos, n° 16, localizado no coração do Pelourinho. “Reformamos sanitários e vestiário, recuperamos esquadrias de janelas deterioradas, forros e escada de madeira, requalificando a área externa com toldo, usada para refeitório e ações socioeducativas, além de pintura da fachada e paredes internas do imóvel”, explica o coordenador do Centro Antigo/Dihab, Vitor Reis.

Pelourinho e Contatos

Neste imóvel-sede da 1ª Cia./18° BPM a CONDER fez ainda a substituição de manilha, recuperação elétrica e de caixa de esgoto, além de retirada de balcão. “Todos os imóveis dessa área são antigos, necessitam de manutenção permanente e a CONDER nos oferece esse apoio”, relata o Comandante do 18º BPM. Segundo ele, essa parceria é fundamental para melhorar os serviços à população. “Pesquisas comprovam que melhores condições de trabalho, ambientes apropriados e saudáveis impactam positivamente nos serviços prestados pelos policiais à comunidade”, diz o Tenente Coronel PM, César Albuquerque.

Para o Capitão PM Jonatas Nascimento, Comandante da 1ª Cia./18° BPM que atua especificamente na área do Pelourinho, essa parceria traz resultados efetivos. “São sempre serviços de qualidade, onde todos os lados ganham e principalmente a população do Centro Histórico”, finaliza o Capitão PM. Contatos da Dihab/CONDER no CAS: (71) 3116-6760 e socialpacpav@conder.ba.gov.br. A CONDER é vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). 

Fonte: Ascom/CONDER

Termos