Governo entrega obra de pavimentação conveniada pela CONDER em Ituaçu

Equipamentos e Qualificação Urbanística

O Governador Rui Costa esteve hoje em Ituaçu, na região da Chapada Diamantina, onde entregou a pavimentação das ruas João Pereira da Cruz, Rita de Cássia de Santos Pereira, Artur Costa Santos, João Honório dos Santos, Anísio da Silva Pires e da Avenida Gonçalo Santos Pereira.  A obra, realizada através de convênio da prefeitura com a CONDER, teve investimento de R$600 mil e totalizou mais de 6 mil metros cúbicos de pavimentação em paralelepípedo, com drenagem superficial e instalação de passeios.

Na visita a Ituaçu, Rui Costa assinou ainda ordem de serviço para a Secretaria da Educação do Estado construir uma unidade escolar, com dez salas de aula, que irá sediar o Colégio Estadual Frei Pedro Tomas Margallo.

Além disso, foi entregue o novo Sistema Integrado de Abastecimento de Água que vai atender as localidades de Baraúnas, Várzea da Pedra, Jurema, Abóbora, Lagoa dos Patos, Várzea Comprida, Olhos D`Água do Meio, Pé da Ladeira, Lagoa da Laje e Tróia.

A ação contou com investimento de R$ 7 milhões e o trabalho foi coordenado pela Companhia de Engenharia Hídrica e Saneamento da Bahia (Cerb), vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado (SIHS).

Mais cedo, o governador esteve também em Tanhaçu e entregou a requalificação de mais de 24 quilômetros da BA-142 entre as duas cidades.

O investimento de R$ 10 milhões beneficia 235 mil habitantes que vivem nos municípios de Andaraí, Mucugê, Barra da Estiva, Ibicoara, Ituaçu, Tanhaçu, Itaberaba, Iaçu, Marcionílio Souza e Itaetê. A estimativa é de que 1.900 veículos circulem diariamente pela via.

“Hoje estamos entregando mais um trecho de uma grande obra, que é um sistema viário de toda a região da Chapada”, explicou o governador. O secretário estadual de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti, falou sobre esta obra macro de recuperação de 420 quilômetros, que conta com investimento total de R$ 120 milhões. “O trecho de 24 quilômetros entregue hoje faz parte deste contrato maior que engloba a recuperação de 420 quilômetros de rodovia na região. A obra oferece mais segurança à população e facilita o escoamento de cargas”.

Ainda em Tanhaçu, o governador Rui Costa visitou a Escola Estadual Antônio Carlos Magalhães e esteve acompanhado pelo secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues. “Durante visita ao município, recebemos demandas de outras obras. Por isso, anunciei a ampliação e modernização do colégio e o início da obra de uma adutora que vai trazer água da Barragem de Cristalândia para resolver, definitivamente, o abastecimento de Tanhaçu e das comunidades do entorno da sede da cidade. O investimento para a obra da adutora será de R$ 24 milhões”, revelou o governador.

Reportagem:  Jairo Gonçalves, SECOM/GOVBA, com informações da Ascom CONDER.